7 de jan. de 2008

Segurança Física para Data Centers - Definição da Localização - Parte 1


Uma vez definidos os critérios de disponibilidade, a primeira coisa a se pensar é a localização do prédio onde o datacenter será construído, e apesar de isso nem sempre ser uma escolha que caia sobre o profissional de segurança, é fundamental ao menos apresentar os riscos para as pessoas que irão definir o local de construção e deixar muito claro que quanto mais adequada a escolha, menos controles serão necessários, e o custo total tenderá a cair.

Escolha do Terreno

Se o terreno ainda não tiver sido escolhido – e vamos manter essa suposição daqui em diante – é fundamental buscar na prefeitura da cidade as definições de zonas utilizadas. A Lei de Zoneamento de uma cidade enquadra as áreas do município em critérios de construção presentes e futuros, definindo os corredores de tráfego, locais onde possa existir comércio e indústrias, proteção das áreas residenciais e por aí vai.

Com essas informações em mãos, você evita que o data center seja desapropriado depois de alguns anos para que um viaduto seja erguido, e caso a prefeitura queira ir em frente, é bem possível que seja uma briga perdida. Exemplos recentes deste tipo de problema ocorream no Rio de Janeiro nas últimas décadas, onde bairros anteriormente valorizados perderam qualidade de vida e tiveram uma consequente desvalorização por conta de desapropriações e mudanças no cenário urbano. Saiba que os bairros do Rio Comprido e São Cristóvão, não tinham até alguns anos atrás o viaduto Paulo de Frontin e a Linha Vermelha, sendo que esta estava planejada desde 1963 e foi concluída somente em 1992.

Outro detalhe que você deve pensar, é que o data center certamente poderá crescer e isso irá exigir a compra de mais equipamentos, incremento nos sistemas de comunicação e consequente aumento da necessidade de espaço para instalar tudo isso. Ao pensar na capacidade de expansão do prédio, atente não só para os espaços possíveis de serem utilizados na vizinhança, como também para o tipo de terreno disponível no entorno e se a vizinhança possui construções antigas protegidas por legislações de preservação do patrimônio histórico ou ambiental.

Já vi em algumas literaturas estrangeiras que um critério rudimentar de saber qual é o foco da zona onde o data center será instalado, é observar que tipo de construções existe na área, ou seja, um lugar onde exista comércio ativo possivelmente será adequado para um data center. Muito cuidado com essa suposição, as pessoas podem não olhar os planos de zoneamento municipais por desconhecimento ou qualquer outro motivo, não embarque nessa porque você não tem o direito de supor, como profissional de segurança tem que basear suas definições em informações oficiais.

Claro que pode acontecer uma mudança radical no zoneamento como fruto de uma revitalização urbanística, tal como a ocorrida em Buenos Aires na área de Puerto Madero, que passou de zona portuária para um bairro de classe alta onde estão diversas empresas, restaurantes e bares. Porém, isso é muito mais incomum que a aplicação dos critérios estabelecidos em um zoneamento planejado, e pode ser entendido com um dos riscos que você deverá aceitar ao instalar o data center.

Acesso ao Local

Todos os dias faço a pé o mesmo caminho para o meu escritório, e por diversas vezes vejo um acúmulo de carros em frente a um boteco que existe em uma avenida de mão única, onde passa somente um carro de cada vez. Como isso ocorre às 08h30 da manhã durante a semana, não pense que é por conta da popularidade do lugar… é um simples problema de localização que causa impacto na logística de entrega das mercadorias e afeta todo o trânsito na região.

Não existe vaga para o estacionamento de caminhões em frente ao boteco, e mesmo assim eles param de qualquer forma e entregam os produtos. Isso impede que os carros em trânsito no local mantenham a velocidade constante, uma vez que o espaço de passagem que sobra força uma pequena manobra. Já reclamei com o departamento de trânsito mais de uma vez, porém parece que não é um assunto que ainda é importante para a prefeitura.

Agora imagine essa situação no seu data center; equipamentos precisam ser entregues, pessoas precisam entrar para operar os computadores e um caminhão de cerveja pode impedir o funcionamento dos seus serviços, um agente de ameaça que não deve constar em muitos guias de risk assessment. Este é o motivo pelo qual o acesso ao data center deve ser muito bem planejado.

Um data center ideal deve ter mais de uma opção de entrada e saída, evitando que as operações diárias sejam prejudicadas por ocorrências nas ruas e estradas da vizinhança. Além disso, no caso de uma emergência, é importante garantir que as equipes de socorro cheguem ao local o mais rápido possível, não só para salvar vidas – podem ser mais facilmente evacuadas quando existem vários acessos – mas também para reduzir os danos aos equipamentos ao poder resolver a situação rapidamente.

Operação de Contingência

Mais a frente falaremos especificamente sobre Planos de Contingência, porém a localização é fundamental para que todas as estratégias de emergência sejam validadas. Pense da seguinte forma, um data center tem como um de seus princípios básicos de segurança a proteção por um Plano de Contingência, que dependendo da criticidade pode exigir que as operações voltem a funcionar em um período de tempo muito curto.

Dependendo da localização do prédio principal e do backup site utilizado, levar as pessoas de um lugar ao outro pode ser um problema difícil de resolver. Pense no que acontece no já congestionado horário do rush em São Paulo nas sextas-feiras chuvosas e imagine sua equipe levando equipamentos do Aeroporto de Congonhas até Barueri, um cenário de desespero, não?

Esta é uma escolha para lá de complicada, por um lado não é recomendado manter sites de substituição em locais próximos, pois eles podem ser afetados pelo mesmo problema, e por outro é fundamental garantir que os tempos planejados para os processos operacionais de um Plano de Contingência funcionem como previsto. Neste caso só posso fazer uma recomendação geral; leve em conta a localização dos seus sites quando desenvolver os planos de emergência, e busque ajuda de planejadores urbanos para trabalhar o fluxo de pessoas e veículos, que se não puder ser constante, deve apresentar opções diversas para não se tornar o gargalo de uma emergência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário